quinta-feira, 15 de maio de 2014

ENCONTRO 2014 C CAÇ 2505

=ENCONTROS C CAÇ 2505=
ENCONTRO C CAÇ 2505 EM POMBAL 2014

A manhã estava encoberta e quando estacionámos a viatura no parque do restaurante o Manjar do Marquês, a emissão de rádio que ouvíamos era interrompida, para dar o sinal horário das dez horas. O F Santos e eu próprio, fizemos uma excelente viagem Lisboa/Pombal, numa minúscula viatura.

Pouco a pouco começavam a estacionar outras viaturas transportando camaradas da nossa Companhia e a concentração tomava forma.

Já passava das 12H30 quando tirámos a “foto de família”, nas escadarias de acesso ao restaurante.

Antes do almoço e já com todos sentados à mesa, pronunciei algumas palavras recordando os 26 meses da comissão de serviço em terras de Angola, evocando o 45º aniversário do nosso embarque e apresentando as saudações amigas de camaradas que não puderam estar presentes. Por fim, pronunciando os nomes dos nossos camaradas de armas falecidos e em sua memória, seguiu-se um minuto de silêncio.

O almoço começou a ser servido e deu a degustar o bom serviço do Manjar do Marquês. De toda a ementa, de excelente qualidade, quero destacar nas entradas, a salada de polvo, os pasteis de bacalhau e o delicioso bolo comemorativo.

Entre o café e o bolo acompanhado de espumante, o “pessoal” começou a levantar-se e trocando de lugares, iniciavam conversas, recordando decerto, alguma coisa do presente, mas também, muita coisa do “longínquo passado”.

Com o avançar da tarde, começaram as despedidas e o regresso a casa. Eram quase 19H00, quando o Simões, Santos (Leça), F Santos e eu próprio, nos dirigimos para as viaturas e abandonamos o parque de estacionamento do Manjar do Marques.

Ficou mais esta despedida e até para o ano.

JM

A CONVOCATÓRIA


O DISCURSO
CARAS AMIGAS…AMIGOS

PASSADOS QUE FORAM 45 ANOS, PRECISAMENTE NO DIA 10 DE MAIO, NAVEGAVAMOS JÁ HÁ 2 DIAS EM ÁGUAS ATLANTICAS, A BORDO DO PAQUETE UIGE.

EM MUITOS DE NÓS PAIRAVA A INCERTEZA, ONDE IRIAMOS SER COLOCADOS APÓS O DESEMBARQUE. TINHA NOTÍCIA QUE UMA ZONA A EVITAR SERIA NAMBUANGONGO E O NORTE DE ANGOLA. JÁ EM LUANDA TIVEMOS CONHECIMENTO QUE O BATALHÃO FICARIA NO GRAFANIL PRESTANDO SERVIÇO À REDE/INTERVENÇÃO. FOI UM DESCARREGAR DE ANSIEDADE E RECEIO.

POIS, MAS DUAS OU TRÊS SEMANAS DEPOIS LÁ PARTIMOS PARA AS MATAS DOS DEMBOS NÃO MUITO LONGE DE NAMBUANGONGO, ONDE PARTICIPAMOS DURANTE 6 MESES NA OPERAÇÃO GRANDE SALTO.

NÃO ERAMOS MELHORES, NEM PIORES, MAS ERAMOS DIFERENTES E ESTAVAMOS MILITARMENTE BEM PREPARADOS EM COMPARAÇÃO COM OUTROS, FALTANDO SÓMENTE A EXPERIÊNCIA E O SABER DOS MAIS VELHOS.

NA APARENTE DESCONTRAÇÃO, NÃO CONFUNDIR COM “BALDA”, PARECIAMOS ESCOLHIDOS A DEDO, HIERAQUICAMENTE SEM MEDO, MAS COM RESPEITO COMPLEMENTAVAMO-NOS , NÃO ESQUECENDO QUE APESAR DE TUDO A SORTE TAMBÉM ESTEVE SEMPRE DO NOSSO LADO.

DEIXANDO PARA TRÁS ALGUMAS RECORDAÇÕES, QUE PENSO SERÃO AINDA PARA MAIS LOGO TEMA DE ALGUMAS CONVERSAS ENTRE NÓS, HOJE NÃO ESTAMOS TODOS AQUI, MAS OS QUE ESTÃO FAZEM LEMBRAR O SENTIMENTO QUE NA ADVERSIDADE PASSADA NASCEU ESTA CAMARADAGEM, MANTENDO-SE PRESENTE AINDA ESTE ESPÍRITO DE GRUPO.

AGRADECEMOS E CONGRATULAMO-NOS COM A PRESENÇA DOS OFICIAIS, SARGENTOS E PRAÇAS, FAMILIARES E AMIGOS EM MAIS ESTE ENCONTRO DA COMPANHIA DE CAÇADORES 2505.

QUERO TAMBÉM TRANSMITIR UM ABRAÇO AMIGO DOS CAMARADAS DE ARMAS QUE POR VÁRIOS MOTIVOS NÃO PODEM ESTAR PRESENTES: FERNANDO REIS – JOSÈ MOURA- FRANCISCO PEDRO-FREDERICO MALTEZ-JACINTO JORGE-ÁLVARO GONÇALVES-JOAQUIM SARZEDAS - ANGELO GABRIEL-ANTÓNIO CLARO-MANUEL MATEUS – FRANCISCO FRANQUINHO E ANTÓNIO ROSA

VOU TERMINAR PRONUNCIANDO O NOME DOS NOSSOS CAMARADAS FALECIDOS EM ANGOLA ASSIM COMO OS TAMBÉM JÁ FALECIDOS  DEPOIS DO NOSSO REGRESSO.

EM SUA MEMÒRIA VAMOS FAZER AGORA UM MINUTO DE SILÊNCIO

UM BOM ALMOÇO. UM BOM CONVÍVIO. OBRIGADO.

JM
AS FOTOS

A CONCENTRAÇÃO





















A FOTO DE FAMÍLIA


O CONVÍVIO











O BOLO

3 comentários:

  1. Olá amigo!

    Gostei da introdução, nós montados no nosso jumento, qual Sancho Pança, barriga também já temos.
    Não gostei do fotógrafo, pelo menos podia ter tirado as fotos fazendo-nos menos gordos!!!
    Mas está bem! devemos assumir a nossa formosura tal e qual somos.

    Um abraço amigo
    O companheiro de viagem
    FS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro Fernando

      Para o ano vou seguir a tua opinião e só tirarei fotos quando o "pessoal" estiver de costas.

      Aquele Abraço Amigo
      JM

      Eliminar
  2. Transcrevemos na íntegra mensagem enviada no dia 17/5, pelo nosso amigo António Silva:

    Prezado amigo João Merca,

    Vimos agradecer o excelente acolhimento e agradável companhia de todos os presentes no recente Almoço Convívio 2014 dos ex-combatentes da C. Caç 2205.
    Aproveitamos para enviar as prometidas fotos que tiramos ao Grupo, e que delas fará o uso que entender.

    Com muita consideração, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
    António e Júlia Silva

    ResponderEliminar