quinta-feira, 29 de maio de 2014

XXIX - MISSA...EM ZONA DE GUERRA

-FARDA OU FARDO?-
Percurso feito com alguma precaução, velocidade lenta pois a picada tinha muitos buracos e formato irregular, e, finalmente, decorridas umas três a quatro horas, chegámos ao local onde bivacámos. Como se previa um período de permanência de, pelo menos, uns quinze dias, após montagem da respetiva segurança, tomaram-se as providências para que instalações com um mínimo de condições se assegurassem, nomeadamente a armação de tendas cónicas, triangulares e retangulares, para acomodação do pessoal, de Géneros Alimentares – incluindo Rações de Combate -, Transmissões, Enfermagem e os demais serviços. Um pouco afastado, mas dentro do perímetro de vigilância permanente, abriram-se latrinas onde se colocaram tábuas para serventia simultânea.
TERRENO COM INCLINAÇÃO E DE VEGETAÇÃO RAREADA
Entretanto, como se aproximava a data que perfaria 30 dias da morte de meu pai, pelos canais próprios de transmissões, solicitei autorização para contacto com o Capelão do Batalhão, Padre Serra, graduado em Alferes (vive atualmente nos Açores, segundo fui informado), e que se encontrava com o pessoal da CCS, noutro local. Perguntei-lhe se se disponibilizaria para vir à Companhia 2506 e dizer uma Missa em 14 de setembro, isto é, 30 dias após o falecimento de meu pai - 16 de agosto, esse mês tem 31 dias e o dia da morte já conta para este efeito. “Claro que vou, pá, é só combinarmos como!”. Daí a uns dias, eu teria que me deslocar em coluna para fazer um reabastecimento no Quartel de Cangumbe, que, antes da Operação, havia sido instruído para aumentar o  seu Nível de Abastecimento (os denominados Níveis e Avanços) pois seria a partir de si que o nosso Batalhão se forneceria. Ele deslocou-se a esse quartel num reabastecimento da CCS, ficou lá um dia, e eu trouxe-o na minha coluna de reabastecimento, que teve lugar no dia seguinte. Aproveitei para me encontrar com o “Tatarelho”, mas, por mera coincidência, ele tinha saído também para Operações. Gorado o contacto, portanto.

Dirigi-me à loja dum Cantineiro (indivíduo que vive no Mato vendendo topo o tipo de artigos - como antigamente se procedia nas nossas aldeias -, principalmente aos indígenas, mas não só) para comprar uns artigos que Camaradas me tinham solicitado. Entro na loja e ele, que estava a falar em português com um nativo, imediatamente começa a falar no dialeto, que dominava bem. Percebi logo que estava a “enrolar” o homem e, óbvio, não queria que eu entendesse … Era essa a maneira de “negociar”, muitas vezes recebendo o pagamento em géneros cujo valor … era ele que avaliava!...

O Padre Serra ficou uns dias connosco, até porque o ministério sacerdotal é genérico e universal, portanto, não só confinado à sua CCS. Montou-se um “altar” improvisado com a tampa do motor duma Berliet, assente em estacas de madeira, e, na sua retaguarda, simulando o fundo da “capela”, tudo por ele idealizado, colocaram-se cordas presas ao chão que convergiam na parte superior para um só prego numa árvore. Ficou  com um aspeto digno de registo para a posteridade. Tirei fotografia mas … revelei depois em slide, que, com o decorrer do tempo, já se deteriorou. Houve pessoal que aproveitou para assistir a essa missa, independentemente da razão da sua origem. Apesar de eu não ser pessoalmente um Ser muito crente, nestes momentos em que estão em causa entes queridos, a obrigatória tradição tem muito peso.

No reabastecimento imediatamente seguinte, ele fez comigo o trajeto inverso e regressou à CCS. Homem generoso, bom e corajoso. Posteriormente, já no Leste, deslocando-se do Lucusse para o Luso, a viatura em que seguia, quase no fim da coluna, acionou uma Mina Anti-Carro cujo dispositivo de percussão era ministrado por roda dentada, o que significa que só rebenta quando ela atinge o ponto predefinido. Felizmente, e porque muitos sacos de areia eram sempre bem acondicionados, só houve danos materiais e umas escoriações ligeiras no pessoal que se fazia transportar nessa Berliet. Para além duma surdez temporária …

No fim do regresso, ao local de bivaque, desse reabastecimento que fiz ao Quartel de Cangumbe, vi-me envolvido numa situação inusitada com consequências tremendamente … anómalas, direi mesmo, aberrantes.

Carlos Jorge Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário