No princípio do mês de Setembro realiza-se, em Arganil, a tradicional FICABEIRA. Trata-se de uma mostra da agricultura, indústria e serviços daquela região.
Este ano o J Simões e eu próprio, estivemos neste certame, entre algumas pescarias ao achigã. Lá visitámos, também, o stand da ASSOCIAÇÂO DOS COMBATENTES DO CONCELHO DE ARGANIL, convivendo com ex-combatentes espaçados no tempo e de vários teatros da Guerra Colonial. As “bejecas”, de mão em mão e à semelhança do que lá se passava, voltaram a circular em agradável convívio.
Esta associação possui a sua sede , uma casa dos antigos cantoneiros, impecavelmente restaurada, na própria vila e conta já com umas três centenas de associados.
Para conhecimento de todos, mas principalmente dos nossos ex-camaradas da C Caç 2505, informo que o Presidente da Direcção desta Associação é, nem mais nem menos, o Leonel Costa.
O tempo passou demasiado depressa e a despedida foi dolorosa ao abandonarmos estas paragens. Fica, contudo aqui registado, o valoroso e esplêndido trabalho, realizado pelo Leonel Costa e restantes membros da sua direcção, em defesa dos ex-combatentes daquele concelho.
jM