sábado, 24 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS 2011


Postais de Boas Festas



Em poucas e simples palavras desejamos a todos os ex-combatentes , familiares e amigos da C Caç 2505 umas 

 BOAS FESTAS 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PRÓXIMO ENCONTRO GRADUADOS DO BAT CAÇADORES 2872

PRÓXIMO ENCONTRO GRADUADOS DO BAT CAÇADORES 2872

Pelo facto de o encontro do passado dia 15 de Outubro ter sido um êxito, já existe uma data para a realização do próximo Encontro de Graduados do Batalhão de Caçadores 2872.

Por consenso de todas as Companhias, foi decidido que a terceira semana do próximo mês de Outubro de 2012, será a altura ideal para a realização de mais este evento.

Assim, o próximo Encontro de Graduados do B Caç. 2872, a realizar no centro do país, foi marcado para o dia 20 de OUTUBRO de 2012.

Esperamos maior participação, pois entusiasmo já existe.
JM 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ENCONTRO EX-CAMARADAS GRADUADOS DO B CAÇ 2872

Conforme previsto, realizou-se no passado dia 15 de Outubro o Encontro de Graduados dos Ex-combatentes do Batalhão de Caçadores 2872.

As instalações da Quinta do Pinheiro, em Maiorga, junto a Alcobaça, foram o palco do reencontro de alguns ex-camaradas combatentes, que já não se viam há largos anos.
Foi o meu caso com o Freitas da C Caç. 2506, que está praticamente igual  ao que era, passados que foram 42 anos. Tivemos grande companheirismo no C I O E, em Lamego e que mantivemos no nosso percurso, por terras de Angola.
Embora tenham estado presentes no almoço de graduados realizado em Outubro de 2002, no Restaurante Casarão, em Leiria, foi com muita alegria que, como exemplos, voltei a reencontrar o A Madureira, o Rui Correia, o Temudo, o Pinto Ferreira e o Mineiro.

O Almoço foi servido pelas 13H00, teve a qualidade esperada e o custo normal para a ementa apresentada.

Convívio agradável, onde se relembram sempre momentos passados, com os mais divertidos a continuarem-nos a fazer sorrir.


                                                                 


Eram 17H00, quando falaram pelas respectivas companhias, o Medroa, o Campos, o Mota e eu próprio. Para concluir o Comandante A Soares, já com os seus óptimos 91 anos, finalizou não com um discurso, mas com uma conversa para todos os ainda presentes.
Compareceram pela nossa companhia o C Pimpão, o L Oliveira, o V Rodrigues e eu próprio. Foi pena não terem comparecido mais ex-camaradas, que por motivos inadiáveis, não puderam estar presentes.

Uma nota de agradecimento para o Campos, o Jorge e todos os demais que colaboraram na realização deste evento.

Convívio muito agradável que tem pernas para continuar.

JM

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CONVOCATÓRIA ENCONTRO EX OFICIAIS E SARGENTOS DO BAT CAÇADORES 2872


Vai realizar-se no próximo dia 15 de Outubro, na Quinta do Pinheiro em Maiorga, Alcobaça, um ENCONTRO DOS EX CAMARADAS OFICIAIS E SARGENTOS do Batalhão de Caçadores 2872.

A organização e logística deste encontro e respectivo almoço é da responsabilidade do José Campos ( Avozinho) e do Jorge Severino (Enfermeiro) da C Caç 2504.

Assim, agradeço que as inscrições me sejam comunicadas até ao dia 1 de Outubro do corrente ano.

Abraço amigo

JM

O ENCONTRO DE EX CAMARADAS OFICIAIS E SARGENTOS DO BAT CAÇADORES 2872


Como é do conhecimento de todos, efectuámos nas Caldas da Rainha e em Viseu, os únicos almoços convívios abrangendo todos os ex combatentes do Bat Caçadores 2872.

No decorrer do almoço anual da C Caç 2504, a que estive presente, sugeri a realização de um terceiro almoço a nível de todos os elementos, familiares e amigos do nosso Batalhão.

Esta sugestão teve pouca receptividade pelo facto de gerar muita confusão e por existir pouco conhecimento entre a grande maioria dos ex combatentes do Batalhão, que assim, à semelhança dos outros encontros realizados, acabam por confraternizar com os elementos das suas próprias Companhias. Parece-me que esta posição, também é partilhada pelo menos por mais uma companhia do Batalhão.

Tendo conhecimento que a C Caç. 2504, realiza um encontro anual de todos os oficiais e sargentos com respectivos familiares, que denomina de almoço de graduados, sugeri que no presente ano este também fosse extensível aos elementos das restantes companhias do Batalhão. Fiz recordar, também, que um evento semelhante já se realizou em 19 de Outubro de 2002, no Restaurante Casarão em Leiria.

Após troca de sugestões entre os graduados presentes da 2504, ficaram como organizadores e centralizadores de todas a logística o José Campos e o Jorge Severino, sendo o 15 de Outubro o dia sugerido por todos, para a realização deste evento.

FOI ASSIM QUE NASCEU O ENCONTRO DE EX CAMARADAS OFICIAIS E SARGENTOS DO BAT CAÇADORES 2872
JM

quarta-feira, 1 de junho de 2011

FALECIMENTOS NA COMPANHIA

-NOTÍCIA-

Caros Amigos
Tivemos conhecimento, do falecimento do nosso ex-camarada Álvaro Carramanho. O Álvaro, camarada com quem se contava, foi 1º cabo atirador e pertencia ao terceiro pelotão da nossa Companhia. Compareceu a vários almoços-convívio, pelo que vamos sentir a sua falta. Tinha 63 anos, natural de Casais do Campo, Coimbra e desconhecemos a causa do seu falecimento. Deixamos, aqui, o nosso sentido voto de pesar a toda a família e amigos pela sua precoce partida. Para todos que com ele mais conviveu, ficará a recordação dos bons momentos passados.
Que descanse em paz.
JM

A RECEPÇÃO AO ALMOÇO/CONVÍVIO

ALGUMA PALAVRAS NO CONVÍVIO 2011



MINHAS SENHORAS, SENHORES, CAROS EX CAMARADAS

FOI NESTE MÊS, QUE HÁ 42 ANOS EMBARCÁMOS NO UIGE PARA A ENTÃO PROVINCIA ULTRAMARINA DE ANGOLA.

COMO 42 ANOS PASSARAM TÃO DEPRESSA.

POR JÁ DE TODOS SER CONHECIDO NÃO VOU TRAÇAR O NOSSO PERCURSO NAQUELA PROVINCIA ULTRAMARINA, NEM RECORDAR OS NOSSOS CONVÍVIOS JÁ REALIZADOS ATÉ AQUI.

QUERO, SIM, EM NOME DESTA ORGANIZAÇÃO, CONGRATULAR-ME E AGRADECER, MAIS UMA VEZ, A PRESENÇA DE TODOS OS EX-CAMARADAS OFICIAIS SARGENTO E PRAÇAS DA C CAÇ 2505 ASSIM COMO DOS SEUS ACOMPANHANTES.

QUERO, TAMBÉM, TRANSMITIR A TODOS OS PRESENTES AS SAUDAÇÕES AMIGAS E DE CAMARADAGEM ENVIADAS POR OUTROS EX COMBABENTES DA NOSSA CIA QUE POR VÁRIOS E IMPERATIVOS MOTIVOS NÃO PODEM COM MUITA PENA ESTAR PRESENTES: ANGELO GABRIEL – ANTÓNIO CAVACO – CARLOS ROLA – FERNANDO REIS – JOÃO MARTINS – JOAQUIM SARZEDAS – JOSÉ MATEUS MOURA – ÁLVARO GONÇALVES.
AINDA DO NOSSO CMDT CIA, QUE POR ESTAR NO ESTRANGEIRO, LAMENTANDO NÃO ESTAR PRESENTE, ENVIA UM ABRAÇO AMIGO E DE CAMARADAGEM DESEJANDO PARA TODOS UM ÓPTIMO CONVÍVIO.

QUERO AINDA, INFORMAR E LAMENTAR O FALECIMENTO DE MAIS UM EX-COMBATENTE DESTA CIA: O ÁLVARO CARRAMANHO PELO QUE APRESENTAMOS À FAMILIA O NOSSO PESAR.

QUERO POR ÚLTIMO, VOLTAR A LEMBRAR O CARRAMANHO  E TODOS OS OUTROS  EX CAMARADAS QUE POR FALECIMENTO, EM ANGOLA OU AQUI NO “PUTO”, JÁ NÃO PODEM ACOMPANHAR-NOS NESTE EVENTO.

RECORDANDO, TODOS OS MOMENTOS DE QUEM COM ELES MAIS CONVIVERAM E EM SUA MEMÓRIA, VAMOS FAZER UM MINUTO DE SILÊNCIO.            

 OBRIGADO E CONTINUAÇÃO DE UM BOM CONVÍVIO.

JM

ENCONTRO POMBAL 2011 C CAÇ 2505

-ENCONTROS C CAÇ 2505-
ENCONTRO C CAÇ 2505 EM POMBAL 2011

À semelhança do ano passado, realizou-se no dia 14 de Maio, no Restaurante Eucalipto, perto de Pombal, mais um almoço/convívio da nossa Cia.
Fez 42 anos, no dia 8 de Maio que partimos no Paquete Uige, para a então Província Ultramarina de Angola.
Felizmente ao contrário do passado ano, o dia amanheceu algo encoberto, mas sem chuva. Fui o primeiro a chegar, mas ainda não eram 10H00 e já começavam a chegar participantes. Nota-se no rosto de todos nós a grande alegria nos abraços dados aqui e ali. Este ano tivemos a especial felicidade de podermos rever o nosso transmissões,  António Marques Mendes, um português que já tem muito de francês. Muitos não o reconheceram e ele não reconheceu muitos de nós. Pois! Muitos anos passaram.
 










Chegou a hora do almoço. Entre as entradas e até a sopinha cair no prato, proferi algumas palavras de boas vindas, que penso publicar em post separado e após um minuto de silêncio por todos os nossos ex-camaradas falecidos, deu-se início ao almoço propriamente dito e que só acabou a meio da tarde com um bolo comemorativo acompanhado de espumante.
O menu foi bem servido, embora na minha parca opinião, o prato de carne poderia ter sido melhor. As fatias da carne poderiam ser mais finas e menos secas. Pois! Nota positiva para a sopa, o bacalhau e as sobremesas. Ah! Já esquecia o vinho, apesar do grau alcoólico.











Fizeram-se algumas brincadeiras com a aparelhagem sonora, com relevo para a passagem durante o almoço, só para matar saudades, do tema “A Mãe” do Conjunto Oliveira Muge.
 









Por fim chegou a altura das despedidas e pouco a pouco os participantes, foram tomando as direcções dos seus destinos. Claro que ficou sempre um grupinho, para troca de mais uns “bitaites”.

A organização deste evento, toma mais uma vez, talvez a última, a realização do encontro do próximo ano. Está previsto a sua realização no Restaurante Manjar do Marquês, mas está muito receptiva a outras sugestões.
FOI UM DIA MUITO BEM PASSADO!

jm

terça-feira, 31 de maio de 2011

ENCONTRO DOS EX-COMBATENTES DAS COMPANHIAS 2504 E 2506

Realizou-se no passado dia 7 os almoços-convívio das C. Caçadores do nosso Batalhão 2504 e 2506, respectivamente no Inatel da Costa da Caparica e em Barcelos. Estive presente no primeiro a convite de alguns ex-camaradas daquela companhia.
Agradável confraternização, onde também pude rever e conversar com alguns camaradas mais próximos.
Aproveitei a oportunidade para transmitir um abraço amigo e de camaradagem de toda a nossa Cia.
O Cmdt desta Cia, ex-cap Conde e Silva, envia também um abraço amigo para todos nós esperando que o nosso encontro, decorra em franca harmonia e camaradagem.
Com pesar, apesar de convidado, não era possível estar presente no convívio da C Caç 2506, ficando a esperança de o poder fazer num próximo ano

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A COR DOS NOSSOS LENÇOS

A IMPORTÂNCIA DA COR DOS NOSSOS LENÇOS

Lembram-se daqueles lenços amarelos/alaranjados e que atados à volta do pescoço, também serviam para proteger o nariz e a boca da muita poeirada que apanhámos nos muitos quilómetros percorridos nas picadas de Angola?
Pois bem! Esses lenços foram importantes para nos distinguir de outros camaradas de outras companhias.
No decorrer do nosso penúltimo almoço convívio, no dia 8 de Maio de 2010 (de registar a coincidência de ser o dia do nosso embarque para Angola) o nosso Maior entre a sopa e o prato de peixe, por sinal um óptimo bacalhau (escreverei sempre à moda antiga), entre outras conversas, revelou-me um acontecimento, decerto por todos desconhecido e que na minha opinião merece ser aqui revelado.
Como sabem, após uns parcos dias do bem bom do Grafanil, partimos para as matas do rio Dange, onde fizemos parte da Operação Grande Salto. A nossa missão, nesta operação era efectuar protecção próxima e afastada à engenharia militar, que construía para além da ponte sobre aquele rio, seu fortim e respectivas estradas, principalmente entre a Fazenda M Manuela e M Fernanda. Por vezes também efectuávamos escoltas ao MVL entre estes locais.

Acampamento Dange

      

Operação








Foi junto a esta última fazenda, que mal chegados e ainda não instalados, no que seria o nosso acampamento provisório, que registámos um ferido e um morto, o saudoso M Tavares. Nesta operação estivemos sem qualquer contacto com populações de Junho a Dezembro de 1969. Após esta pequena introdução, voltamos então ao que me revelou o nosso Comandante de Companhia, pois nestes encontros será sempre “o nosso Cmdt de Cia”.
Em dada altura e se a memória não me atraiçoa, junto do comando do Batalhão dos “Centauros”, foi questionado se tinha feito algum pacto com o inimigo. Embora bastante surpreendido, respondeu logo que não.

Ponte Totobola

Fortim


Assim, foi-lhe explicado que nos mesmos locais, os homens do seu batalhão eram flagelados ou atacados, não acontecendo o mesmo aos da nossa companhia. Chegou a inverter as saídas, masmesmo assim passávamos sem qualquer contacto com o inimigo enquanto eles voltavam a ser flagelados ou atacados.

Pois! Existia qualquer coisa que distinguia os homens dos lenços amarelos/alaranjados dos restantes. O nosso C Cia sabe e em minha parca opinião, já anteriormente confessada em um ou outro almoço/convívio realizado, que todo o nosso saber mecanizado na instrução militar, na nossa capacidade de sacrifício e abnegação eram sempre em operacionalidade postos à prova. Apesar de todo o pessoal da Cia estar sempre muito sobrecarregado de múltiplos serviços, nunca descoraram a velha máxima “ serviço é serviço, conhaque é conhaque e meninas são meninas”.
Não sei o que se passava com outras unidades militares, mas a C Caç 2505, não era melhor nem pior, mas com certeza era diferente. Não quero inferiorizar mesmo as outras Cias do nosso Batalhão, mas a nossa era para mim a mais bem preparada, militar, psicológica e operacionalmente. Lembram-se? Mesmo numa pequena paragem na picada todos sabiam o muito importante que era a segurança próxima.
Por tudo isto e muito mais, os homens do lenço amarelo/alaranjado da C Caç 2505 nas matas do rio Dange, passavam quase sempre sem serem incomodados.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA 2011

A todos os ex-combatentes,

familiares e amigos da

C Caç 2505,desejamos uma

PÁSCOA FELIZ

terça-feira, 19 de abril de 2011

Almoço/Convívio 2011

No próximo dia 14 de Maio, realizar-se-á a norte de Pombal, no RESTAURANTE EUCALIPTO, mais um almoço convívio dos ex-combatentes da C. Caç. 2505


Para este evento estabelecemos o seguinte programa:

            10H00 – Início da concentração no Parque de Estacionamento do Restaurante
            12H30 - Almoço

Por uma questão logística, agradecemos que as inscrições tenham lugar impreterivelmente, até ao dia 11do respectivo mês de Maio.

Picadas até ao objectivo:
Quem vem de sul pela A1, sai em Pombal; apanha a N1 (IC2) no sentido  de Coimbra e anda cerca de 7 Km. É à esquerda. Quem vier de Norte, da A1 fará o inverso; Sai em Condeixa, segue na direcção de Pombal cerca de 17 Km. O restaurante é à direita.

Esperamos que todos os ex-camaradas da C Caç 2505, familiares e amigos apareçam em força em mais este confraternização dos ex-combatentes da nossa Companhia. Tendo em conta os tempos de crise o preço será muito acessível.

Um abraço amigo
                   

A Comissão Organizadora