segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CONVÍVIO GRADUADOS CIA 2504 VISEU 2012

Há já muitos anos que esta Companhia irmã, realiza este evento, muito participado pelos cônjuges e outros familiares dos seus elementos.
No início estes convívios denominavam-se " Encontro dos Furriéis" sendo mais tarde alargado à participação dos oficiais da Companhia.
Este ano o 27º. Convívio dos Graduados, realizou-se no dia 22 de Setembro, na residência do nosso amigo Vitor Santos, por quem tive o privilégio de ser convidado. 


Agradável confraternização com muita camaradagem entre todos os participantes e onde os cônjuges também tiveram um papel muito importante.
O nosso anfitrião muito falador e sempre com a piada ou anedota pronta a sair, recebeu todos os presentes na sua forma habitual de estar, que aproveito para afirmar ser muito do meu agrado.


Quanto ao "repasto", nada a dizer. As cinco estrelas são poucas para lhes serem atribuídas.


Permitam-me terminar, apresentando ao Vitor os meus parabéns pela recepção prestada aos participantes, transmitir-lhe o prazer que tive de estar presente e na retribuição da minha grande amizade.

JM

BREVE NOTÍCIA-ARGANIL-FICABEIRA 2012

Voltamos este ano a estar presentes na 31ª. FICABEIRA e FEIRA do MONT'ALTO, que se realizou no princípio do mês de Setembro em Arganil. Trata-se de uma feira anual, sendo também uma mostra do sector primário, secundário e terciário daquele concelho.

 

Esta é a oportunidade de convivermos com os ex combatentes do concelho de Arganil, de cuja Associação é Presidente da Direcção o nosso amigo Leonel Costa ex camarada da nossa Companhia.


Todos os anos aquela Associação instala um stand nesta Feira, que este ano, talvez devido à "crise" e ao programa de festas, não esteve à altura de anos anteriores.


Já se torna um hábito a nossa presença naquela Feira, assim como o convívio com alguns elementos da Associação dos Combatentes do Concelho de Arganil.

JM

domingo, 30 de dezembro de 2012

NOVO ENCONTRO EX-CAMARADAS GRADUADOS DO BAT CAÇ 2872

Realizou-se a 20 do  passado mês de Outubro, no  restaurante O Manjar do Marquês, em Pombal, mais um Encontro dos Ex Oficiais e Sargentos do Batalhão de Caçadores 2872.
A concentração com inicio a partir das 10H00 decorreu como habitualmente, com a chegada a conta gotas de todos aqueles que estiveram presentes, iniciando-se sempre as conversas sobre os momentos actuais, mas nunca fugindo a conversas relatando certos momentos em que conviveram em Angola
Como era de esperar o almoço foi muito bem servido e a preço, dada a crise, bastante razoável, dada a qualidade, quantidade e serviço prestado.

Embora este encontro já estivesse agendado desde Alcobaça em Novembro de 2011, notou-se a falta de presenças dos elementos da Companhia 2506.
Enfim, tudo que é agradável tem um fim e depressa chegamos ao fim da tarde, marcando o destroçar de todo o pessoal de mais este encontro. 
Gostei bastante....

JM

RECORDAR O LUNGUÉ BUNGO

Temos recebido do membro seguidor do nosso blogue, Henrique Nunes, alguns mails com fotos fazendo-nos relembrar o Lungué Bungo. Aproveitamos, agora, colocá-los em post para conhecimento de todos os ex combatentes, familiares e amigos da ex C Caç 2505.

O nosso amigo Henrique Nunes, pertenceu à ex CART 3539, que também esteve no Lungué Bungo precisamente no mesmo local, onde mais ou menos um ano antes,  tínhamos permanecido dando protecção, próxima e afastada aos trabalhos de asfaltagem da estrada Luso-Gago Coutinho. Como sabem, dali chegado o fim da nossa comissão de serviço em 8 de Maio de 1971, partimos para Luanda, aguardando o embarque para o "Puto".

Vamos passar de seguida publicar os referidos mails e fotos.
JM

======================================

"No dia 23 de Abril de 2012-20:15- Henrique Jesus Escreveu

Estive a ver o blogue da ccaç 2505. Passei a seguir o vosso blogue. também estive no Lungué Bungo, no meu caso em 1972. Li referências ao comerciante Fonseca. Como tenho duas fotografias onde esse amigo está presente vou envia-las para poderes publicar no blogue. Eu sou o mais "cambuta", entre o Primeiro sargento e o Capitão. Tenho mais algumas que enviarei com muito agrado. Grande abraço para todos os companheiros de armas.
Henrique Jesus"


Data: 22 de Setembro de 2012 18:52
Assunto: Re: uma imagem para si
Para: joao merca <jotamerca@gmail.com>
Companheiro de Armas João Merca. 
A CART3539 esteve uns dias em Sacassanje, depois foi para Lungué Bungo de Julho/72 a Fevereiro/73. Depois foi para Cassamba e terminou a comissão em Sautar, mato de Malanje.
Estou a enviar mais uma fotografia. O quimbo de Lungué Bungo. Fotografia tirada perto da porta de armas do quartel.
Vou procurar fotografias do local onde o pessoal tomava banho no rio Lungué Bungo. Perto da ponte, em frente ao quartel dos Fuzileiros.
Grande abraço.
Henrique de Jesus"



"De: Henrique Jesus
Data: 22 de Setembro de 2012 19:26
Assunto: 2 imagens para si Lungué Bungo
Para:CCAÇ2505-LUNGUÉ BUNGO <jotamerca@gmail.com>

Desta vez estou a enviar fotografias das instalações da messe e dos graduados. Houve um grande temporal que levantou todas as chapas de zinco dos telhados.
Felizmente estava de férias no Puto.
Grande abraço.
Henrique de Jesus"




"De: Henrique Jesus 
Data: 25 de Setembro de 2012 17:27
Assunto: AIUÉ
Para: 

Acabei de ouvir a expressão  "AIUÉ" numa canção que um grupo cantou na RTP1 pelas 17h06, 2012-09.25.
O pessoal da pesada ainda se lembra desta expressão do Leste de Angola?
Algo similar a: bom dia; boa tarde; boa noite; como estás; benvindo etc.
Recordo, ter assistido, muitas vezes, a encontros de elementos da população que já não se reuniam há algum tempo. Conforme o tempo de ausência visual ou grau de amizade, os populares batiam palmas e articulavam muitos "aiués" por vezes, durante minutos.
Creio que já vi um anúncio de refrigerantes com a marca "aiué".
Grande abraço.
Henrique de Jesus"  

"De: Henrique Jesus
Data: 18 de Outubro de 2012 16:35
Assunto: Re: Encontro Oficiais E Sargentos Bat 2872
Para: joao merca <jotamerca@gmail.com>

Teria um grande prazer em estar na vossa companhia. Eu, operacional. A esposa, não tanto. 22, duas consultas, 23 uma consulta. Oxigénio 24h/dia.
Sempre fomos uma presença marcante nos convívios da CART3539. 
Nos últimos anos com alguma dificuldade em relação à Custódia, mas, lá estivemos.
A minha residência: 
Se houver melhoras da Custódia... sempre disponíveis.
Agradeço, sensibilizado o convite. 
Grande abraço.
Henrique de Jesus

PS Conheço o Manjar do Marquês e arredores. Creio que está muito melhor do que há uns anos. A autoestrada fez melhorar o serviço."
                                                     ==========================
Caro Henrique 

Como desejaste, aqui estão publicados os teus mails e fotos. Desejo-te, com amizade, as melhoras da esposa e se possível um melhor 2013.

Abraço Amigo
JM

sábado, 29 de dezembro de 2012

AMIZADE DO TEMPO DE GUERRA!


AMIZADE DO TEMPO DE GUERRA!

(Recordar e rever amigos)


Será que ainda existe amizade? No mundo em que nos movemos, com todos os interesses económicos, do salve-se quem puder, do individualismo, do egoísmo, parece haver pouco espaço para sentimentos de amizade, no entanto, não pudemos conceber a vida sem amigos.
Muitas vezes confundimos “conhecidos” com amigos, e quando dizemos que temos muitos amigos, na realidade o que temos são muitos conhecidos.
Vamos citar abaixo um parágrafo do livro de Francisco Alberoni, sobre este tema:
Os conhecidos. A maior parte das pessoas que consideramos nossos amigos, na verdade, são só conhecidos, ou seja, pessoas que não nos são estranhas como o conjunto amorfo dos demais. Conhecemos o que pensam, e seus problemas. Mas não nos inspiram confiança profunda; não lhes contamos nossas ansiedades profundas.”
(Francesco Alberoni)

Amigos, são aqueles, que no pensamento de Alberto Einstein, e no extrato do livro sobre a amizade de Francesco Alberoni, abaixo transcritos, bem ilustram, e, que na nossa opinião, mais se aproxima do que podemos considerar amizade:

 “Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.”
                                     “Albert Einstein”


 “Quando reencontramos um amigo depois de anos é como se o tivéssemos deixado momentos antes. Mas nós mudamos, nossos problemas mudaram, e temos a impressão de prosseguir o que estávamos fazendo, como se não tivesse existido o intervalo.”
Francesco Alneroni

Toda esta introdução, para falarmos de vários amizades, que ao longo da vida vamos construindo:
A amizade que fazemos, numa primeira etapa da nossa vida, nos bancos de escola, de quantos nos recorda, hoje;
A amizade que mais tarde, através das relações de trabalho, vamos cimentando ao longo de muito tempo;
A amizade que construimos no local de residência, no clube ou coletividade do nosso bairro, na nossa atividade lúdica ou desportiva.
Mas a nossa geração, teve o privilégio, embora numa situação que não desejávamos, vir a conhecer, pessoas de vários pontos do país, de vários extratos sociais, durante cerca de 2 anos, no nosso caso em Angola, onde temos a certeza, cada um de nós veio a fazer amigos, e que ao ler as citações acima, nos identificamos claramente e nos reconhecemos nesses textos, citados. São, elos de amizade, que apesar do tempo, continuam unidos.






É, esta amizade, cimentada, numa situação de guerra, que estamos nalguns casos, a reconstruir, em encontros e reencontros, continuando aquilo que há mais de 40 anos construímos, uma velha amizade.

F. Santos

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS 2012




UM FELIZ ANO NOVO

SÃO OS NOSSOS VOTOS PARA TODOS OS EX COMBATENTES, FAMILIARES E AMIGOS DA
 C. CAÇ. 2505

NOTA BREVE- ESTAMOS DE VOLTA

Sim! Estamos de volta após um largo período de afastamento por imperativos motivos.

Vamos publicar algumas informações, notícias e testemunhos, que embora atrasados, guardamos, na certeza que terão interesse para a actualização do nosso blogue.

Voltamos  com a intenção de continuarmos a ser o sitio dos ex combatentes, familiares e amigos da C Caç 2505.

Contamos sempre com a vossa preciosa e indispensável colaboração.