terça-feira, 29 de junho de 2021

CARTÃO ANTIGO COMBATENTE

-NOTÍCIA- 

Embora estivesse planeado para Janeiro do corrente ano o envio do Cartão de Antigo Combatente, só no último dia 24 o recebi. Tenho também conhecimento, que muitos combatentes estão agora a recebê-lo massivamente.


Juntamente com a carta que acompanhava o cartão, foi-me também enviado um formulário, para obtenção da Insígnia de Antigo Combatente, embora pela net já o tenha requerido.

Para os camaradas combatentes que ainda não tenham o cartão, é importante saber se a sua residência é a mesma que consta no Ministério da Defesa. Esta informação foi obtida junto daquele ministério.

João Merca 

sexta-feira, 25 de junho de 2021

UMA RECORDAÇÃO

-NOTÍCIA- 

Já lá vão mais de 52 anos que nos conhecemos. Fomos camaradas de armas no Batalhão, na nossa Companhia, meu Grupo de Combate e Secção. Continuamos a conviver nos saudosos almoços pelo menos anuais que realizámos. É o Domingos Ferreira, vocalista do Conjunto Memórias António Mafra que aqui recordo num vídeo transmitido na RTP 1 em 2018, e na foto em 1969 deitado à frente do grupo.

https://www.facebook.com/100013682254825/videos/506049456527792/?sfnsn=mo

O DOMINGOS DEITADO À FRENTE DO GRUPO
 Um Abraço Domingos.

João Merca 

terça-feira, 22 de junho de 2021

OUTRO CINQUENTENÁRIO

 -TESTEMUNHO-

Faz dois anos, voltámos a reunir-nos no “sítio do costume” para comemorar a passagem de 50 anos sobre a partida do nosso Batalhão 2872 para Angola. E tivemos a oportunidade, a vontade e a satisfação de recordar aquele dia 8 de Maio de 1969, em que nos afastámos do nosso Portugal (Metrópole) com o coração carregado de um misto de sentimentos que nos avassalava: tristeza por termos de deixar todos os nossos entes queridos – os familiares, os amigos, a namorada, enfim, uma vida que nos suscitava grandes recordações; a saudade de todas as coisas boas que deixávamos para trás; a ansiedade em relação ao futuro que nos esperaria no teatro da guerra, esse drama que de todo ignorava; a expectativa em relação a esse futuro incerto; a responsabilidade que recaía sobre os nossos ombros sobre o cumprimento dos deveres que nos conduziam a Africa; enfim, a esperança e o desejo de, cumprida a nossa missão, um dia regressarmos às nossas terras, às nossas vidas.

Almoço Batalhão Na Anadia Cinquentenário Partida Angola

Paquete Vera Cruz No Cais De Luanda - Embarque Do Batalhão Regresso Metrópole

Uma data importante, mas que não nos deixa esquecer esta outra data que ontem nos apraz também celebrar com satisfação e alívio e (por que não?) com saudade: o nosso regresso a Portugal há exatamente 50 anos, após cumprida a missão que nos levou de nossas casas até ao continente africano, àquela Angola que nunca mais deixou de fazer parte das nossas vidas. E com o profundo sentimento de que naqueles dois anos de comissão conseguimos sempre fazer aquilo que de nós se esperava: O NOSSO MELHOR.

Infelizmente, o dia do regresso ficou marcado pela existência de lugares vazios entre as nossas fileiras, os daqueles que perderam a vida durante a nossa estadia em Angola. E também importa lembrar todos os que, pela lei inexorável da vida, nos foram deixando ao longo destes 50 anos. Para uns e outros, vai o nosso pensamento e a garantia de um lugar indelével na nossa memória.

C Pimpão 

quinta-feira, 3 de junho de 2021

ANIVERSÁRIO DO JOÃO MARTINS

 -NOTÍCIA-

Hoje dia 3 de Junho, é o dia do aniversário do nosso companheiro de armas e amigo João Gomes Martins. Elemento do 1º Grupo de Combate, que no dia 3 de Janeiro de 1969 tive o prazer de conhecer e que até hoje mantenho uma relação de amizade.

Fica aqui a oportunidade para os combatentes, familiares e amigos da nossa Companhia lhe darem os parabéns pelo seu 74º Aniversário.

Parabéns João

J Merca

ANIVERSÁRIO DO ANTÓNIO M MENDES

-NOTÍCIA-

No Almoço da Companhia em 2017

Foi no passado dia 1 de Junho que o nosso Companheiro de Armas e amigo António Manuel Marques Mendes, concretizou o seu 74º Aniversário. Por ser Radiotelegrafista e pertencer à secção de Transmissões da Companhia, só tive o privilégio de o conhecer a partir do dia 03 de Março de 1969, já no decorrer do IAO no Campo Militar de Santa Margarida.

Mais vale tarde do que nunca. Embora atrasados aqui ficam os parabéns da nossa Companhia.

J Merca