sexta-feira, 8 de maio de 2020

ANIVERSÁRIO PARTIDA ANGOLA

-NOTÍCIA-
O dia de hoje não pode ser esquecido pelos combatentes, familiares e amigos da nossa Companhia, assim como, também, os das companhias irmãs, que constituíram o Batalhão de Caçadores 2872. Foi a 8 de Maio de 1969, que o Batalhão embarcou no Paquete Uíge, para a então Província Ultramarina de Angola.

Não sei por que motivo, mas não estava com o Batalhão na partida de Santa Margarida. Esta data por mais dois meses coincidia com a data do meu vigésimo terceiro aniversário. Se ainda me recordo, saí de casa em Lisboa, ainda noite e cheguei ao Cais da Rocha pelas 06H00 para me juntar á minha Companhia, que chegou de comboio uma, ou duas horas mais tarde. Houve uma formatura geral e revista já não sei por quem. Após embarque de diverso material e distribuição de todo o pessoal pelo navio, zarpamos do Cais da Rocha, com destino a Luanda, mais ou menos pelas 12H00. A viagem durou 13 dias e foi mais demorada, pelo facto de o navio por avaria, não conseguir atingir a velocidade normal.
Ao recordar esta efeméride, que faz hoje precisamente 51 anos, não posso deixar de lembrar todos os camaradas de armas que já nos deixaram, combatentes da Companhia de Caçadores 2505, assim como das outras companhias do Batalhão de Caçadores 2872. Aqui, deixo também o meu mais profundo pesar às famílias e amigos. Que descansem em paz e até um dia.
Texto: João Merca
Fotos: A Silva e A Brandão

2 comentários:

  1. Saudações aos camaradas combatentes. Que as boas memórias da comissão militar que vos coube superem o que de menos bom tiveram de enfrentar. Boa saúde para todos. Longa vida e bons reencontros anuais, logo que assim possa acontecer. O nosso eria no dia 13 de Junho, mas já o remarcámos para 10 de Outubro, vamos ver se é possível. Estar com os camaradas e juntar os familiares, por vezes até os filhos e os netos, é uma grande alegria nas nossas vidas, camaradas. Enquanto houver vida. Abraço especial para o camarada João Merca, meu Amigo, companheiro de trabalho e de convívios. Abraços para todos, em nome da CART 2573 - Companhia de Artilharia 2573 - Angola (Songo e Sta. Cruz) - Agosto 1969/Outubro 1971.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel
      Por imprevistos motivo só agora é possível retornarmos as nossas publicações. O nosso próximo convívio anual, terá lugar no sábado mais próximo do dia 8 de Maio, data da nossa partida. Grato por nos seguires e recebe em meu nome e da minha CCaç, extensivo a todos os companheiros da Cart 2573 Aquele abraço amigo.

      Eliminar