domingo, 9 de maio de 2021

O DIA 8 DE MAIO DE 1969

 - TESTEMUNHO-

O dia 8 de Maio de 1969 amanheceu como todos os outros. Era uma quinta-feira como todas as outras, com tempo anemo, com o sol a aparecer e não chovia. Foi também a data do nosso embarque no Paquete Uíge, após mobilização, para servir militarmente em comissão de serviço, na então Província Ultramarina de Angola.

Vamos voltar mais ou menos sete meses atrás, 9 de Outubro de 1968, já estava colocado no RI2-Regimento de Infantaria 2, em Abrantes, depois de ter terminado o 2º. Ciclo do CSM de Operações Especiais. Em fins de Novembro do mesmo ano, encontrava-me a dar uma recruta e já na sua parte final fui nomeado para o Ultramar, a fim de fazer parte da Companhia de Caçadores 2505, do Batalhão de Caçadores 2872, sendo a Unidade mobilizadora o Regimento de Infantaria 2.

Porta de Armas do RI2

Como se costuma dizer, estava a jogar em casa e no início de Dezembro de 1968, vi chegar o Comando do Batalhão, assim como todos os camaradas graduados para dar início à Escola Preparatória de Quadros, que terminou por volta do dia 20 de Dezembro. Nesta altura, para grande alegria de todos, foi-nos atribuída uma licença até ao princípio do novo ano, permitindo-nos passar o Natal em casa.

Do início do ano de 1969 até ao mês de Março, teve lugar a Instrução de Especialidades, Atiradores, Armas Pesadas e Corneteiros, já dada pelos quadros da Companhia/Batalhão. 

Caserna da Companhia

Desfile no RI2

No mês de Março marchamos para o Campo Militar de Santa Margarida, onde integrámos a 1ª. Fase de Instrução de Aperfeiçoamento Operacional – I.A.O. Ao contrário do dia do embarque foram semanas muito chuvosas, só melhorando na terceira, onde camaradas de outras especialidades ao chegarem também se integraram para os exercícios de campo. Findo este exercício, tivemos conhecimento que o embarque tinha sido atrasado para o dia 8 de Maio e todo o pessoal entrou numa merecida e pequena licença.

Campo Militar de Sta Margarida

Por se ter verificado este atraso e após a licença iniciámos uma 2ª. Fase do I.A.O. com uma Semana de Campo nos últimos dez dias de Abril, onde aperfeiçoámos algumas falhas na instrução.

Ainda no Centro Militar de Santa Margarida e às tropas em formatura foi entregue o Guião ao Batalhão pelo Brigadeiro Barroso Hipólito, assim como também, a outras forças mobilizadas e em parada. Antes do embarque, de comboio para Lisboa e em formatura geral, foram dadas instruções de logística em geral, relativamente à distribuição no comboio e barco, assim como, cuidados a ter durante as viagens, o desfile no embarque, cuidados com as instalações distribuídas e relações com o pessoal de bordo do navio. Também foi aproveitado o momento, para de efetuar a distribuição a todo o pessoal de comprimidos contra o enjoo e ati-palúdicos.


O Guião e o Paquete Uíge

Chegou o “Dia Mais Longo” e na madrugada de 8 de Maio de 1969, embarcámos na Estação Ferroviária de Santa Margarida com destino ao Cais da Rocha Conde de Óbidos em Lisboa, onde chegámos por volta das 08H00. Com nova formatura geral de todo o Batalhão, foi passada revista por um Sr Brigadeiro em representação do Ministério do Exército. Durante toda a operação de embarque, não faltaram as Senhoras do MNF distribuindo tabaco, aerogramas livros medalhas etc.



O Desfile e o Embarque

Eram precisamente 12H30 do dia 8 DE MAIO DE 1969, quando a bordo do Paquete Uíge partimos numa longa viagem para a Região Militar de Angola, onde chegamos pelas 22H00 do dia 21 de Maio de 1969.

O dia 8 de Maio de 2021 amanheceu como todos os outros. Foi um sábado como alguns outros, com tempo anemo, com o sol a aparecer e não choveu. Foi também o 52º. ANIVERSÁRIO DA NOSSA PARTIDA PARA A REGIÃO MILITAR DE ANGOLA.

JMerca

Texto-J Merca

Fotos-J Merca, A Brandão, J Pimenta

Sem comentários:

Enviar um comentário